segunda-feira, 6 de julho de 2009

Workshop em Alfragide

Realizou-se no Centro Educacional “Roda Viva” mais uma sessão do Workshop “Mimos a Mais ou Regras a Menos?” para os pais das crianças que frequentam o centro. Este encontro visou a promoção de estratégias práticas que contribuem para que os pais estabeleçam de forma muito tranquila, clara e firme as regras e os limites aos seus filhos. É fundamental que tal seja desenvolvido para que as relações estabelecidas sejam securizantes, harmoniosas e potenciadoras de desenvolvimento emocional, relacional e cognitivo.
Este trabalho teve por base os princípios orientadores do programa ICDP e sistematiza a importância do adulto ser claro e firme relativamente ao que espera da criança e do seu comportamento. Por outro lado promove a clarificação da importância de estabelecer limites e regras à criança e o que significa para o desenvolvimento da relação “Cuidador – Criança” não estabelecer uma estrutura firme em que a Criança vai interiorizado o “Não”, os limites e a frustração que naturalmente acompanham estas situações.
Neste espaço mediado pela Instrutora Penélope Villar foi possível partilhar e entender em conjunto, que fase de desenvolvimento é esta em que as crianças procuram “testar” a firmeza e resistência dos pais/cuidadores, o que isso significa e como podemos entender e ultrapassar esta fase. Por outro lado foi igualmente importante propor estratégias práticas que ajudem os pais a lidar com as situações mais frequentemente por si vividas.
Neste ambiente de partilha e de intimidade foi possível que todos os pais partilhassem as suas principais preocupações e encontrassem em conjunto com os outros pais e com a Instrutora as estratégias que poderiam mais facilmente ajudá-los a gerir tais situações.
Todos os pais participaram activamente expondo as suas dúvidas e opiniões e estabeleceu-se um momento de verdadeira comunicação e partilha de experiências. Face à dinâmica sentida e vivida por todos, este espaço vai repetir-se ainda antes do fim do corrente ano lectivo e terá uma frequência mensal a partir do próximo ano escolar.
Obrigado a todos os pais pela confiança e abertura para partilharem as suas vivências, sugestões e estratégias!