quarta-feira, 10 de março de 2010

Linguagem Pedagógica

Com o começo do novo ano lectivo em Setembro de 2009, deu-se início a uma nova etapa do trabalho ICDP em Alfragide, no projecto Roda Viva.
Com a reestruturação interna que ocorreu a nível da Equipa Técnica da instituição, tivemos a oportunidade de iniciar uma nova fase do trabalho que temos vido a desenvolver nos últimos anos com a direcção deste Centro Comunitário.
Em Novembro do ano passado começaram a realizar-se as sessões de sensibilização e de treino dos novos elementos da Equipa, que não foram abrangidos pelo treino anterior (três Educadoras, uma Psicóloga Educacional, uma Assistente Social; duas Técnicas responsáveis pelo ATL e Jovens).
É notória a importância que está a ser dada à uniformização da linguagem pedagógica utilizada por todos os membros técnicos do Centro. Efectivamente tem sido nossa experiência que é fundamental realizar um trabalho integrado que abranja as diferentes áreas de intervenção. Esta intervenção alargada tem como objectivo por um lado a leitura mais abrangente das necessidades de cada criança e por outro uma abordagem sustentada e benéfica, tanto para as crianças, jovens e famílias, como para a própria Equipa Técnica da instituição.
Deve salientar-se que objectivamente tem estado a ser muito positivo para as relações entre todos os elementos da Equipa Técnica a realização deste treino ICDP. A facilidade de comunicação, o sentimento de pertença, o espírito de entreajuda tem vindo a ganhar cada vez maior expressão em todos os momentos do quotidiano.
As sessões têm estado a desenrolar-se semanalmente, ao longo dos últimos quatro meses, o que tem permitido fazer uma abordagem mais alargada no tempo e que tem potenciado a verdadeira mudança interna das concepções de cada elemento.
Esta metodologia, ainda que não seja a mais frequente, tem trazido benefícios extraordinários ao ambiente vivido entre todos os técnicos do Centro Roda Viva, o que reforça a ideia de que é importante dar tempo e espaço para que os elementos que frequentam as sessões de treino exponham as suas experiências pessoais e dificuldades.
O treino tem estado a ser realizado pela Instrutora Internacional Teresa Mendes e pela Instrutora Penélope Villar.
Presentemente encontramo-nos na fase final do treino em que estes novos elementos atingiram o grau de Promotores ICDP.