domingo, 25 de abril de 2010

No passado dia 16 de Abril, a Instrutora Penélope Villar realizou e dinamizou a Oficina “Intervenção Multidisciplinar – Sensibilizar para Conquistar” no Seminário Crianças e Jovens, inserido nas “I Jornadas Técnicas” da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.
Esta acção contou com a participação de técnicos de várias áreas, nomeadamente Educadoras de Infância, Técnicas de Inserção Social, Terapeutas da Fala, Psicólogos, Sociólogos, entre outros.
Ao longo de quase três horas foi possível abordar e explorar a pertinência das intervenções integradas e a importância de coordenar esforços. Efectivamente, foi salientada a “inutilidade” de as diferentes áreas de intervenção continuarem a funcionar “de costas voltadas” e de forma segmentada uma vez que a criança/jovem é um todo. Num ambiente bastante informal, foi realizada uma apresentação do programa ICDP e do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal. Não obstante a importância deste facto o mais significativo de toda esta experiência foi o privilégio de ouvir e partilhar experiências e histórias vividas na primeira pessoa.
Foi unânime o sentimento de que a qualidade da relação estabelecida entre os técnicos e a criança/jovem é a chave para o sucesso das Intervenções Psicossociais. As mudanças de atitudes só são passíveis de suceder “em relação” e com tempo…
Objectivamente as estruturas e dinâmicas familiares alteraram-se, os pais precisam cada vez mais do apoio de todos os intervenientes na educação dos seus filhos, dependem cada vez mais da qualidade das relações existentes entre os “técnicos” e os seus filhos e acima de tudo este aspecto é válido não só em cenários de guerra ou de pobreza extrema.