domingo, 19 de outubro de 2008

ICDP Portugal em Acção

Com a conclusão do trabalho realizado em Lisboa em Maio de 2007, o ICDP Portugal sensibilizou o primeiro grupo de Promotores.
Deste grupo inicial de sete elementos, quatro revelaram uma forte vontade de continuar a sua formação no programa. Para ser possível concretizar este desejo era imperativo encontrar um local de estágio, que permitisse aos quatro elementos (um Nutricionista, duas Psicólogas e um Arquitecto) a realização do seu treino prático.
Assim, após uma reunião preliminar com a Directora do Centro Educacional “Roda Viva”, surgiu o convite para que se desse início à sensibilização dos pais das crianças que frequentam o centro.
O Centro Educacional “Roda Viva”, em Alfragide, é uma Instituição de apoio social sem fins lucrativos, que acolhe crianças e jovens dos 4 meses aos 15 anos de idade (num total de 117 utentes). Devido ao contexto sócio-económico da zona onde se insere, às dificuldades relacionais entre Pais e Filhos identificadas pela Directora do Projecto e tendo em consideração os resultados positivos obtidos em acções de educação parental previamente levadas a cabo em ocasiões anteriores por Penélope Villar (instrutora ICDP), decidiu-se avançar para um projecto de Sensibilização de um grupo de Pais. Esta acção baseou-se nos princípios do Programa ICDP e teve como objectivos, não só a Sensibilização dos Pais, mas ainda permitir a realização do estágio prático que validasse a capacitação da primeira equipa de Facilitadores do ICDP Portugal.
A acção foi programada para decorrer entre Março e Junho de 2008 e foram abrangidas por esta iniciativa 15 famílias, que participaram por opção própria.
Os resultados obtidos por esta acção podem considerar-se positivos, quer ao nível da evolução comportamental verificada nos Pais, quer ao nível das competências dos Promotores. O sucesso desta intervenção garantiu a continuidade do projecto, que verá o seu âmbito alargado nos próximos meses.
Esta iniciativa veio consolidar os primeiros passos desta jovem equipa de Facilitadores que fica preparada para levar a cabo novas acções.

Sem comentários: